Dentil Praia Clube aposta no equilíbrio para disputar o Mundial Feminino de Clubes

Publicado em 22/11/2019

A lista de conquistas de Dentil Praia Clube, que inclui um título da Supertaça do Brasil no início deste mês e o segundo lugar na liga na temporada passada, mostram um equilíbrio que pode ser o diferencial para uma boa participação no Mundial de Clubes Feminino da FIVB 2019. A competição será realizada em Shaoxing, China, de 3 a 8 de dezembro.

“Na temporada passada, fomos campeões da Supertaça e chegamos às finais de todos os campeonatos em que participamos, exceto o Campeonato Mundial de Clubes Femininos. Chegamos às finais do Campeonato Estadual, Campeonato Sul-Americano, Superliga Brasileira e Copa do Brasil”, destaca o técnico Paulo Coco.

O técnico acredita que sucessos recentes na quadra podem ser atribuídos a uma lista equilibrada. “A força da equipe é o seu equilíbrio. Temos várias possibilidades em formações de jogos e diferentes maneiras de utilizar os jogadores. Em termos de habilidades técnicas, nossa equipe possui um bom sistema defensivo. O bloqueio e todo o sistema de defesa são as características mais fortes da equipe”, analisa.

Ele conta que a preparação para a temporada começou em julho. “Vai ser difícil, mas nos preparamos bem, já que disputamos cinco partidas amistosas, um campeonato interestadual, a Supercopa e o Campeonato Estadual. Também jogaremos cinco partidas da Superliga antes de partirmos para a China. Portanto, todas essas partidas servem como nossa preparação para o Mundial de Clubes, que é a edição mais difícil de todos os tempos. Portanto, é importante se preparar jogando muitas partidas oficiais”, diz.

Com as principais jogadoras da equipe voltando e duas grandes adições à escalação, o jogo de Dentil Praia Clube pode ser considerado uma força no vôlei feminino, mas a equipe está trabalhando para garantir o sucesso de sua participação no Mundial. “Acredito que todos as jogadoras são importantes”, afirma Paulo Coco.

“Walewska Oliveira, Fernanda Garay, Nicole Fawcett e Brayelin Martinez estão ajudando. Elas podem compartilhar ideias e mostrar o caminho para os jogadores mais jovens. Cada jogadora da equipe é importante. Nesta temporada, temos um grupo equilibrado. Eu sempre gosto de pensar que o grupo é mais importante do que qualquer indivíduo. Portanto, o vínculo da equipe é o mais importante”, acrescenta o treinador.

Ex-jogadora da seleção, Walewska vai liderar a equipe este ano como capitã. Ela deposita sua confiança na experiência da equipe nesta temporada. “É uma equipe experiente, com uma base bem formada, com jogadores que atualmente representam ou já representaram o Brasil em algum momento. O Praia jogou na última temporada no Campeonato Mundial de Clubes e, com a lista atual deste ano, esperamos chegar à final e, eventualmente, conquistar o título. Acredito que em todas as competições de alto nível o que importa é como a equipe pretende atingir seu objetivo e essa é a nossa força”, diz Walewska.

Paulo Coco está determinado a atingir objetivos maiores nesta temporada e tem a mesma coisa em mente – terminar o topo da competição. “Nosso objetivo é fazer a melhor apresentação possível e obter a melhor classificação possível. Como eu disse, esta é a edição mais difícil do Mundial de Clubes, mas acho que devemos sonhar alto. Temos que sonhar com o título e fazer o nosso melhor. Sei que não será fácil chegar às semifinais por causa da qualidade de nossos adversários, mas temos que seguir em frente”.

Confira aqui as informações sobre a equipe do Dentil Praia Clube