Sada Cruzeiro preparado para o Mundial de Clubes

Publicado em 14/11/2019

Uma das equipes mais vitoriosas da história do Campeonato Mundial Masculino de Clubes, o brasileiro Sada Cruzeiro está preparado para sediar o evento pela quinta vez e brigar por mais um título. A edição 2019 do campeonato acontecerá em Betim, Minas Gerais, de 3 a 8 de dezembro.

O Sada Cruzeiro tem três títulos, todos conquistados em casa, além de uma prata e um bronze. A equipe brasileira foi campeã em 2013, 2015 e 2016 e é presença constante na competição desde 2012. Esta será sua oitava participação consecutiva.

Em sua estreia na competição, na cidade de Doha, em 2012, o clube mineiro foi vice-campeão. Na única ocasião em que sediou o Mundial e não foi venceu foi em 2014, quando terminou na quarta colocação. Em 201, a equipe conquistou o bronze, na Polônia, e na última edição, em 2018, também na Polônia, não chegou à semifinal.

Atual campeão sul-americano de clubes, o Sada Cruzeiro terá como adversários em Betim outros três fortes concorrentes: o campeão europeu, Cucine Lube Civitanova, da Itália, o campeão asiático, Al-Rayyan, do Catar, e o vice-campeão da Liga dos Campeões da Europa, o Zenit Kazan, da Rússia.

Em quadra

Dentro de quadra o Sada Cruzeiro tem mais de uma estrela. Campeão olímpico em 2016, nos Jogos do Rio, Evandro Guerra, 37 anos, integra a equipe mineira que conquistou o mais recente título Mundial de Clubes em 2016 e está em sua quarta temporada no clube.

Isac Santos, 28 anos, vencedor da Copa do Mundo de Voleibol FIVB 2019 e do Campeonato Sul-Americano de 2019 com a equipe nacional, é outro destaque e disputará seu quarto ouro no Mundial de Clubes, depois de defender o Sada Cruzeiro nas três edições anteriores.

Filipe Ferraz, 39 anos, está no clube desde 2010 e conquistou todas as cinco medalhas do Campeonato Mundial de Clubes do Sada Cruzeiro, além d colecionar seis Campeonatos Sul-Americanos de Clubes, seis títulos nacionais, quatro copas nacionais e três troféus da Supertaça Brasileira.

Bem mais jovem, o levantador Fernando Kreling, 23 anos, foi medalhista de ouro com a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2019 e no Campeonato Sul-Americano de 2019 e também integrou o time do Sada Cruzeiro que conquistou os títulos do Mundo de Clubes em 2015 e 2016. Permanem na equipe também Luan Weber e Lucas Kehl Bauer.

O elenco do Sada Cruzeiro para a temporada 2019-2020 foi reforçado com dois atletas estrangeiros de alto nível, o argentino Facundo Conte, MVP dos Jogos Pan-Americanos de 2015, e o canadense John Gordon Perrin.

Jogadores brasileiros experientes como Rodrigo Leme, 39 anos, Lucas de Deus, 32 anos, e Otavio Pinto, 28 anos, também se juntaram à equipe. Entre uma linha de jovens jogadores, o nome que mais chama a atenção é o de Cledenilson Batista, 21 anos, que conquistou ouro no Campeonato Sul-Americano de 2019 e bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2019 com a seleção brasileira.

“Temos grandes expectativas para esta competição da maior importância”, disse o técnico do Sada Cruzieor, Marcelo Mendez. “Será um campeonato muito difícil, onde jogaremos contra equipes e atletas do melhor nível internacional. Acredito que até lá estaremos bem integrados e em nossa melhor forma como equipe, prontos para enfrentar os poderosos adversários. Felizmente, vamos jogar diante de nossos torcedores. Vencemos três vezes em Betim e acho que o time está preparado e disposto a vencer novamente”, completou.